Então você quer cortar o café. Talvez seja porque você quer uma noite melhor de sono ou dias sem jitter e sem acidentes, ou talvez até tenha ouvido falar que o café pode causar câncer. (Não se preocupe: isso é altamente improvável.)

Não importa o motivo, não é incomum considerar cortes. Afinal, nós bebemos muito disso. Um estudo descobriu que 64% dos americanos bebem uma xícara de café todos os dias (a porcentagem mais alta até hoje), com outro achado de que os americanos gastam uma média de US $ 1.100 com café por ano.

Mas terminar é difícil. E para cada contraponto, parece haver inúmeros benefícios à saúde para beber as coisas boas. Se apenas existisse um substituto semelhante ao café, sem cafeína… ah, espere, sim.

O que é café descafeinado?

Café descafeinado – conhecido pela maioria como "descafeinado" – não é apenas um regular café, é um legal café. (E legal, queremos dizer que esfria quando se trata de cafeína). Mas não deixe o nome enganar você. Embora o descafeinado sugira que é destituído de cafeína, a maioria das cervejas descafeinadas realmente contém algum zumbido. O quanto, exatamente, pode ser um pouco incerto.

Como a Food and Drug Administration dos EUA não tem regulamentos rígidos sobre o descafeinado, pode ser difícil saber exatamente o que você está obtendo em cada xícara. Sem mencionar que a qualidade do feijão e os métodos de processamento podem afetar os níveis de cafeína, razão pela qual uma marca de café pode deixá-lo sentindo-se quieto enquanto outro o envia voando pelo telhado.

O que sabemos é que o processo de descafeinação normalmente remove cerca de 97% da cafeína e que, em média, o café descafeinado tem 3 miligramas de cafeína por xícara, comparado aos 85 miligramas em uma xícara normal de café – o que é uma quantidade considerável se você é sensível à cafeína.

Como é feito

Acredita-se que o café descafeinado foi descoberto em 1900, quando um carregamento de grãos de café foi mergulhado na água do mar durante o trânsito, o que naturalmente extraiu parte da cafeína. Pouco depois, o comerciante que se deparou com o infortúnio recriou esses grãos mágicos usando um solvente químico chamado benzeno, um ingrediente que é um componente importante da gasolina e também encontrado em vulcões. (Fale sobre intensa.)

A boa notícia é: A descafeinação dos grãos de café ficou muito mais segura e não é mais cancerígena (bye, benzeno). Menos boas notícias: os produtos químicos não estão totalmente fora de questão.

O processo de descafeinação começa com grãos não torrados (fato interessante: os grãos são verdes pré-torrados), que são inicialmente embebidos em água para dissolver a cafeína. Então, pode seguir três métodos principais.

  1. O primeiro é aquele com esses químicos irritantes. O cloreto de metileno, que é usado em removedores de tinta (yikes), ou acetato de etila, usado em removedores de cola e de esmalte (duplos), é usado para remover a cafeína da água, adicionando-os à mistura de café e água (o processo “direto”) ou removendo a água dos grãos e, em seguida, adicionando-os à mistura de água (o processo “indireto”). O passo final é o mesmo, que é a evaporação da água para que o sabor permaneça nos grãos.
  2. Outro método, chamado Swiss Water Process, usa um filtro de carvão para remover a cafeína da água, tornando-a 100% livre de químicos.
  3. O terceiro processo também mantém as coisas livres de produtos químicos usando o dióxido de carbono líquido para dissolver a cafeína.

Embora os últimos métodos possam parecer preferíveis, a quantidade de produtos químicos que permanecem no final do primeiro método de descafeinação é mínima e foi considerada segura pela FDA. Não importa a sua preferência, já que os rótulos não precisam divulgar o método usado, é difícil dizer o que você está recebendo, a menos que você opte por orgânico, que é livre de solventes.

Então, é Decaf bom para você?

Quer seja descafeinado ou regular, o café é rico em antioxidantes. E embora o descafeinado possa ter quantidades um pouco menores desses antioxidantes, o café descafeinado não é desprovido dos benefícios. Seja engolindo fogo infundido com cafeína ou uma bebida mais úmida, o café pode ajudar a prevenir o câncer e até mesmo a diabetes tipo 2.

Mas isso não é tudo. O café descafeinado tem muitos atributos positivos, alguns dos quais são devidos aos seus níveis mais baixos de cafeína:

  • O consumo de café descafeinado em um estudo mostrou uma diminuição do risco de desenvolver câncer retal.
  • Um estudo em ratos (sim, estamos à espera da prova em humanos) mostrou que roedores que foram suplementados com café tiveram melhor desempenho em tarefas relacionadas à cognição do que aqueles sem, sugerindo que o café pode reduzir o declínio mental relacionado à idade – não importa o conteúdo de cafeína.
  • O consumo de café descafeinado e cafeinado tem demonstrado proteger os neurônios no cérebro e pode ajudar a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.
  • O café descafeinado pode diminuir a mortalidade graças ao seu efeito positivo sobre fatores de risco como inflamação e depressão.

Mas é melhor para você?

O café regular certamente tem uma lista maior de benefícios para a saúde, mas isso não significa necessariamente que seja mais saudável. Por um lado, há o argumento de que, como o café com cafeína é mais amplamente estudado, sabemos muito mais sobre ele, daí todos esses benefícios. Mas há também outra consideração importante: aqueles que não se dão bem com a cafeína.

Muitos sibilantes sofrem de sintomas como refluxo ácido, azia e desconforto geral do estômago após uma xícara de café. (Não é a maneira mais agradável de começar o dia.) Mas, como o processo de descafeinação pode tornar o café mais leve, o descafeinado pode reduzir esses sintomas, tornando-o uma opção mais sensata para alguns.

A cafeína também é responsável por outros efeitos colaterais menos estelares, como ansiedade, falta de sono, pressão alta e fadiga (às 3 da madrugada, estamos olhando para você). É muito fácil esquecer que a cafeína é uma droga e, embora não seja tão viciante quanto algumas das coisas mais difíceis, o consumo regular ainda pode levar a desejos e sintomas de abstinência.

A cafeína também pode afetar negativamente certos medicamentos. No entanto, devido aos seus níveis mínimos de cafeína, o descafeinado é uma escolha muito mais segura (embora, por favor, consulte o seu médico se você tiver uma condição médica que exija a minimização do consumo de cafeína).

O Takeaway

Quando se trata de café, depende de você e da resposta do seu corpo à cafeína. Se você não sofre de efeitos colaterais, mantenha a calma e o café. Apenas tente limitar seu consumo de cafeína a 400 miligramas por dia (3-4 xícaras, dependendo da força).

Se você preferir algo mais suave, tanto no paladar quanto na experiência, opte por descafeinado. E se a ingestão de produtos químicos não soa tão atraente para você, procure o selo orgânico certificado ou pergunte ao seu café local se eles estocam orgânicos ou sabem como seus grãos são processados.

A boa notícia é que, não importa a sua preferência, você ainda pode desfrutar desse sabor celestial do café. E isso não é uma coisa de beleza.

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