Nem todo o chocolate é criado de forma igual, mas é seguro dizer que o bar do Snicker não é a opção "mais saudável" – se é isso que você está procurando. Mas como sabemos como obter o melhor golpe nutricional para a nossa mordida? É tudo sobre o ty pe de chocolate. Hoje em dia, os fabricantes estão realmente tornando mais fácil fazer essa chamada, observando as percentagens de produtos de cacau diretamente na embalagem. Mas qual é realmente a diferença entre um bar com 80% de cacau e outro com 60%? E por que é uma percentagem mais elevada de cacau promovido como mais saudável? Vamos dar uma olhada mais de perto.

The Basics

Simplificando, a porcentagem de cacau listada em uma barra de chocolate diz o quanto dessa barra consiste em produto de feijão de cacau real. O produto de feijão de cacau é composto principalmente de licor de chocolate, que se refere a uma combinação de sólidos de cacau (cacau em pó) e manteiga de cacau (a gordura que ocorre naturalmente no grão de cacau). A manteiga de cacau extra (e às vezes, sólidos extras de cacau) é freqüentemente adicionada para tornar o chocolate mais cremoso ou mais intenso em sabor.

Se você tiver um baralho de cacau de 80%, 80% dessa barra será composta por isso Licor de chocolate + combinação de manteiga de cacau e / ou sólidos, com os restantes 20% constituídos por enchimentos – principalmente açúcar adicionado.

Embora os fabricantes não sejam obrigados a quebrar as proporções exatas de manteiga de cacau e sólidos de cacau em um dado bar, você geralmente pode assumir que a percentagem mais alta de cacos é listada, quanto mais do combo total contém e quanto mais escuro é.

Uma percentagem mais elevada de cacau significa um chocolate mais amargo?

É uma regra bastante confiável do polegar, quanto maior a porcentagem de cacau, mais amargo será o chocolate. Ainda assim, como com qualquer coisa, existem exceções. Assim como os grãos de café, os feijões de cacau vêm em uma enorme variedade de sabores, dependendo do tipo de solo e ambiente em que crescem (os climas quentes e úmidos são os melhores!) E como eles são colhidos, fermentados, assados ​​e temperados.

Além do tipo de feijão que eles usam, os fabricantes também podem optar por diferentes proporções de sólidos de cacau e manteigas para produzir seus produtos, de modo que uma barra de chocolate com cacau de 73% pode ser muito menos intensa que a outra. Geralmente, porém, você pode apostar com segurança que o chocolate com 80% de cacau será significativamente mais amargo do que o chocolate com 40% de cacau.

Uma porcentagem mais alta de cacau significa um chocolate mais saudável?

Enquanto muitas pessoas podem preferir o sabor mais doce de chocolate com leite, há uma razão pela qual a maioria dos especialistas em nutrição se cruzaram para o lado mais sombrio. Uma vez que o feijão de cacau é o que contém realmente os flavonóides que fornecem propriedades protetoras para o coração, anti-inflamatório, brain-boosting, elevação do humor, é natural que quanto maior o conteúdo de cacau, mais saudável.

Além disso, um cacau superior a porcentagem geralmente significa que há menos espaço para ingredientes adicionais como o açúcar – o que sabemos que não nos está fazendo favores nutricionais – e produtos lácteos, o que pode bloquear a absorção de antioxidantes do cacau.

Mas lembre-se, as percentagens de cacau medem a quantidade mais do que a qualidade. Cada passo da jornada de fabricação de chocolate, desde a fermentação dos grãos de cacau até o aquecimento e secagem, pode potencialmente comprometer os níveis de antioxidantes no produto final.

Como resultado, dependendo de como o feijoado é cultivado, quanto idealmente, quão pouco – é processado, e quanto da porcentagem de cacau é adicionada manteiga de cacau versus licor de chocolate, uma barra de chocolate com 65% de cacau pode ter um melhor perfil de flavonóides do que um com 80% de cacau.

E quanto às porcentagens de cacau no leite e no chocolate branco?

O chocolate com leite contém licor de chocolate, mas muitas variedades comerciais têm tantos outros ingredientes em curso (acho enchimentos como açúcar, leite, creme e lecitina) que a porcentagem real de cacau pode ser tão baixa quanto 10%. Onde o chocolate escuro pode ter 175 miligramas de flavanóis por 100 gramas, a mesma quantidade de chocolate com leite pode ter apenas 75 miligramas. Quanto ao chocolate branco, a maioria das variedades vem com zero de pó de cacau. Na verdade, os puristas argumentam que nem sequer qualificam como chocolate (temos que concordar).

Your Chocolate Cheat Sheet

A menos que você esteja processando o feijão você mesmo ou chamando os fabricantes para engordá-los sobre seus índices de manteiga de chocolate com manteiga de cacau, o significado exato do O percentual de cacau em uma barra de chocolate padrão é complicado de identificar. Mas com alguns truques na sua manga, você pode ter certeza de que está traduzindo para uma escolha mais nutritiva do que uma bomba de açúcar com carga química.

Menos é mais.
Isso se aplica a ambos os ingredientes e o processo de fabricação. Verifique o rótulo em sua barra para se certificar de que o cacau / feijão de cacau, massa de cacau ou licor de chocolate estão listados antes de qualquer outra coisa. Quanto menor os ingredientes, menor será o processamento do chocolate, e melhor será para você. Algumas bandeiras vermelhas para cuidar de:

  • V óleo egetable em pé para manteiga de cacau. Cuidado com este posto.
  • O açúcar mencionado como o primeiro ingrediente. Este chocolate NÃO é o que afirma ser.
  • Cacau ou cacau processado na Holanda processado com álcali. Alkalizing (a.k.a. "dutching") mostrou reduzir as contagens de antioxidantes do chocolate.

Verifique suas fontes.
Procure o chocolate escuro feito com feijão de países próximos do equador, como o Gana, o Equador e a Costa do Marfim. Eles têm climas ideais para cacaueiros e produzem alguns dos melhores chocolate do mundo, por isso é uma boa aposta que uma barra de chocolate escuro de 80% da Costa do Marfim lhe dará um produto que é rico em quantidade e qualidade de cacau.

Jogar pelos números.
Se decifrar as proporções de licor de chocolate, desmistificar o processo de fabricação, e buscar os feijões não é viável no meio de um desejo urgente de chocolate, aqui está a matemática básica de cima:

  • Barras com 50% de cacau: 50% de sólidos de chocolate + manteiga de cacau, 50% de ingredientes de enchimento (açúcar, lecitina, baunilha, etc.)
  • Bares com 85% de cacau: 85% de sólidos de chocolate + manteiga de cacau, 15% de ingredientes de enchimento (açúcar, lecitina, baunilha, etc.).
  • Bares com 100% de cacau: 100% de sólidos de chocolate + manteiga de cacau, 0% adicionaram açúcares ou aromas (provavelmente não gosto muito, e é por isso que você não os vê frequentemente, mas você pode adicionar 100% de cacau a smoothies e desse rts)

Ainda não tem certeza de qual barra você deveria estar procurando? Arraste-o para uma regra básica: se você estiver procurando obter os benefícios cardiovasculares e antiinflamatórios dos flavanóis e polifenóis do cacau, procure chocolate com pelo menos 70% de teor de cacau.

Por fim, observe suas porções .
Por todas as suas vantagens ricas em antioxidantes, o chocolate ainda é um alimento denso em energia. Em outras palavras, não use porcentagens de cacau para justificar a troca de seus verdes para Godiva. Fique em uma porção de uma ou duas onças por dia, mas saboreie cada mordida simples.