Robert Preidt

Repórter do HealthDay

Terça-feira, janeiro 22, 2019 (HealthDay News) – Evitar alimentos antes de dormir provavelmente não vai ajudar seus níveis de açúcar no sangue e saúde, sugere um novo estudo.

Alguns especialistas dizem que não comer por duas horas antes de ir para a cama ajuda a evitar níveis elevados de açúcar no sangue (glicose) e problemas de saúde relacionados, como diabetes e doenças cardíacas. Mas não há evidências claras para apoiar esta teoria.

Em busca de respostas, os pesquisadores analisaram três anos de dados de saúde de mais de 1.550 adultos saudáveis ​​de meia-idade e idosos no Japão. Dois terços tinham mais de 65 anos.

Cerca de 16 por cento dos homens e 7,5 por cento das mulheres adormeceram dentro de duas horas do jantar.

Durante os três anos, não houve mudança significativa nos níveis de HbA1c dos participantes – uma medida de longo prazo da glicemia média, que é considerada um indicador confiável de futuros riscos para a saúde.

A HbA1c média foi de 5,2% no primeiro ano e de 5,58% no segundo e terceiro anos, dentro da faixa normal. Não houve diferenças significativas entre homens e mulheres.

Peso, pressão arterial, gorduras do sangue (triglicérides), níveis de atividade física, tabagismo e bebida foram mais fortemente associados com mudanças nos níveis de HbA1c do que a quantidade de tempo entre comer e ir para a cama, os pesquisadores descobriram.

O estudo foi publicado on-line 21 de janeiro na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health.

Como esse foi um estudo observacional, os pesquisadores não conseguiram estabelecer a causa. Eles também não sabiam o tempo exato ou o conteúdo das refeições noturnas das pessoas, o que pode ter afetado os resultados.

E como a dieta tradicional japonesa contém muitos vegetais e sopa, e os tamanhos das porções são pequenos, os resultados podem não se aplicar a outras nações, de acordo com Su Su Maw, um Ph.D. estudante na Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Okayama no Japão e seus colegas.

"Mais atenção deve ser dada a porções saudáveis ​​e componentes alimentares, dormir adequadamente e evitar fumar, consumir álcool e excesso de peso, já que essas variáveis ​​tiveram uma influência mais profunda no processo metabólico", escreveram em um comunicado à imprensa.

Notícias do WebMD do HealthDay

Fontes

FONTE:BMJ Nutrition, Prevention & Health, comunicado de imprensa, 21 de janeiro de 2019



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