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Seu bebê está crescendo a cada dia, mas o novo formato do seu corpo muitas vezes traz novas dores e dores – especialmente nas suas costas. "O corpo de uma mulher está em constante mudança durante a gravidez, e a coluna não é exceção", diz Neel Anand, MD, professor de cirurgia ortopédica e diretor de cirurgia de trauma na coluna no Cedars-Sinai Spine Center, em Los Angeles.

À medida que seu centro de gravidade muda, seu corpo compensa inclinando-se para trás, aumentando a curva natural da parte inferior da coluna, o que pode levar à dor nas costas. Embora seja extremamente comum – 50% a 70% de todas as mulheres têm dores nas costas em algum momento durante a gravidez – você não precisa sofrer. Facilite a dor com estas dicas simples.

  • Ficar em pé. Isso parece uma solução simples e óbvia, mas pode se tornar mais difícil à medida que a gravidez avança, diz Anand. Para treinar os músculos das costas, sente-se ereto em uma cadeira com as mãos nas coxas e os ombros para baixo. Puxe os ombros para trás, aperte as omoplatas e segure por 5 segundos. Repita isso três ou quatro vezes ao dia para aperfeiçoar sua postura e ajudar a aliviar a pressão na parte inferior das costas.
  • Salte na piscina. Ou lago. Ou vá passear. "O exercício pode ser uma das melhores maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez porque fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade, para que os músculos da coluna estejam mais prontos e dispostos a assumir quaisquer mudanças que surjam", diz Anand. Caminhar, nadar ou andar de bicicleta estacionária são ótimas opções de baixo impacto quando você tem um bebê a bordo.
  • Dê um pontapé nos seus calcanhares. Sapatos inadequados – sejam sem apoio ou muito altos – alteram o alinhamento da pélvis, o que pode causar dor nas costas mesmo quando você não está grávida, diz Anand. Em vez disso, opte por apartamentos confortáveis ​​ou tênis que tenham bastante amortecimento e suporte de arco – pelo menos até o bebê chegar.
  • Aperfeiçoe sua colocação de travesseiro. A melhor posição para dormir durante a gravidez é do seu lado, com um travesseiro entre os joelhos. Isso tira a pressão da parte inferior das costas. Mas você pode experimentar diferentes posicionamentos de travesseiros para ver o que funciona melhor para você – como um entre seus braços, se você tiver dores nas costas, ou quando a gravidez progredir em seu abdômen, para ainda mais apoio nas costas. "E, é claro", diz Anand, "algumas mulheres grávidas preferem um travesseiro de corpo inteiro para ajudar a sustentar todas essas áreas-chave do corpo".
  • Converse com seu médico. Para muitas mulheres, a dor nas costas durante a gravidez está prestes a acontecer e nem todos os casos requerem uma visita ao OB / GYN. "Mas, como sempre, ouça seu corpo e não tenha medo de procurar ajuda se achar que precisa", diz Anand. "Seu médico pode ajudar a avaliar sua dor e fazer as melhores recomendações para o tratamento – dando-lhe a melhor chance de voltar depois do parto."

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