O microbioma tem gerado muita agitação ultimamente e por boas razões. Estudos recentes mostraram que há uma conexão entre os micróbios em seu trato digestivo e tudo, desde sua saúde mental até a síndrome do intestino irritável. Ultimamente, começamos a ver mais evidências de que aumentar o número de "boas bactérias" em seu intestino é uma maneira sólida de melhorar sua saúde geral e bem-estar.

A saúde intestinal é uma nova fronteira na medicina e os probióticos são provando ser útil como tratamento para muitos males modernos. Alimentar os bons insetos no intestino é um grande passo para melhorar sua saúde geral – mas acontece que há um microbioma em sua pele também.

O que exatamente é um microbioma da pele e por que devemos nos importar?

"O bioma da pele é o ecossistema de microorganismos que vivem na pele", diz Jasmina Aganovic, presidente da linha de produtos voltados ao bioma Mother Dirt. "A pesquisa está mostrando que eles potencialmente desempenham um papel crucial em como a nossa pele parece, sente e age." Sua pele é colonizada por milhões e milhões de bactérias, vírus e fungos, e assim como os micróbios em seu intestino têm um impacto maior na saúde geral, os micróbios em sua pele, que é o seu maior órgão, impactam a aparência e a sensação – e sua capacidade de servir como uma barreira entre seu corpo e o mundo exterior.

O dermatologista Toral Patel, de Chicago, explica como o microbioma da pele é vital, não apenas para a saúde da pele, mas também para a saúde geral. "Um microbioma saudável pode proteger contra a infecção da pele, impedindo o crescimento excessivo de organismos patogênicos", diz Patel. E acontece que o microbioma da pele também pode lutar contra fatores externos e ambientais. "Também pode ajudar a manter a inflamação sob controle, promover a cicatrização de feridas e atuar como uma barreira para alguns alérgenos e toxinas ambientais."

Infelizmente, as práticas de higiene mais modernas destroem totalmente o microbioma da nossa pele. Sabonetes antibacterianos, conservantes em produtos tópicos e praticamente todos os outros produtos químicos que aplicamos à nossa pele podem aniquilar as "boas" bactérias além das "más". Basicamente, ser uma cultura de fobia de germes está realmente nos deixando mais doentes.

PICTURA DO EDITOR

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A nutricionista de beleza holística Paula Simpson explica: "A pesquisa clínica mostrou que a pele propensa a manchas tem uma Microbiome da pele menos diversificado, superpovoado com patógenos e estressores prejudiciais – em comparação com aqueles com pele saudável. "

De acordo com um estudo recente, doenças da pele como rosácea, acne e psoríase podem ser causadas ou exacerbadas por um micróbio desequilíbrio. Há até evidências de que um microbioma da pele equilibrado pode ser eficaz na luta contra alguns tipos de câncer de pele. Outros estudos apontam para uma correlação entre a saúde do microbioma da pele e a função imunológica geral.

Então, o que podemos fazer para proteger o microbioma da pele?

Simpson oferece as seguintes dicas para manter seu microbioma saudável e florescente:

1 . Coma alimentos limpos e ricos em fibras – eles são cheios de prebióticos.

Os prebióticos contêm carboidratos fibrosos que nutrem as boas bactérias para ajudá-lo a crescer – exemplos incluem aspargos, alcachofras, alho, aveia e soja. Se você comer uma dieta rica em prebióticos, você incentivará a diversidade microbiana e promoverá o crescimento de bactérias saudáveis ​​

. Consumir alimentos ricos em probióticos todos os dias.

Embora não haja quantidade diária recomendada de probióticos, os especialistas em saúde recomendam o consumo de aproximadamente 1 bilhão a 10 bilhões de culturas de bactérias vivas (medidas em unidades formadoras de colônia, ou UFCs) por dia. Pegue pelo menos uma porção de alimentos ricos em prebióticos e probióticos todos os dias

. Comece com o microbiota de rebalanceamento de dentro.

Você também pode complementar o consumo de alimentos ricos em probióticos com suplementos, que podem estimular e manter uma comunidade saudável de microflora intestinal e cutânea.

seja o melhor possível, pule o sabonete antibacteriano em seu rosto (ou em qualquer outro lugar da sua pele); coma alimentos nutritivos e embalados com prebióticos; e tente colocar boas bactérias em seu rosto (e em sua barriga).

Kristi Pahr é escritora freelance e mãe que passa a maior parte do tempo cuidando de outras pessoas além dela mesma. Ela é freqüentemente exausta e compensa com um intenso vício em cafeína. Veja o que ela está fazendo Twitter .

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