Eu cresci em uma pequena cidade de Wisconsin onde as pessoas não falavam muito sobre terapia ou saúde mental em geral. Então, apesar de ter depressão e ansiedade pelo tempo que me lembro, não comecei a ver um terapeuta até me mudar para Los Angeles.

ESCOLHA DO EDITOR

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Sinto-me feliz por ter visto meu terapeuta atual por um ano e meio agora. Estou ansioso para encontrá-la toda semana – tanto que odeio ter que perder uma sessão. Dito isto, a experiência teve seus altos e baixos, incluindo muitas conversas difíceis e desajeitadas. Mas navegar nelas ajudou-me a crescer de uma forma que eu nunca esperava, como sair do esquisito e possuir minha identidade sexual, reconhecendo que meu sonho de trabalhar em Hollywood não estava me fazendo feliz e eliminando pessoas tóxicas que minavam minha energia.

Eu também não percebi quando comecei esta jornada que meu relacionamento com meu terapeuta seria tão curador e importante quanto os assuntos reais que discutimos em cada sessão.

Aqui estão mais oito coisas que eu gostaria de saber quando comecei. Saber disso antes teria me dado coragem para deixar meu antigo terapeuta muito mais cedo. Em vez disso, fiquei com ela por seis meses, sem saber como falar ou encontrar um melhor ajuste.

1. É importante ter tempo para encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável.

Eu sei que muitas pessoas não vêem um terapeuta porque o pensamento de encontrar alguém parece esmagador. Eu entendo – de certa forma, encontrar um terapeuta pode ser como a pior parte do namoro: você encontra alguém que acha que pode trabalhar e tira um tempo da sua agenda para ir ao encontro deles, apenas para descobrir que é um problema. Mas quando funciona, pode ser incrivelmente útil.

Ao começar, vale a pena pesquisar, o que pode ajudá-lo a encontrar alguém que seja adequado às suas necessidades específicas. Tenha em mente os objetivos: o que você está procurando realizar e com quais aspectos da sua vida você está tendo problemas? Olhe para diferentes tipos de terapia para ver o que pode ser melhor para você. Ambos Whitney Goodman, LMFT, proprietário do Centro de Aconselhamento Colaborativo, e Ryan Howes, Ph.D., um psicólogo baseado na Califórnia, incentivam as pessoas a realmente se concentrar no que um terapeuta especializada em vez de olhar apenas para as credenciais.

"Você quer encontrar alguém que esteja familiarizado com o seu problema. Isso deve falar com você da biografia deles, mas também perguntar se eles já trabalharam com alguém que está passando pelo que você está passando", diz Goodman.

Lembre-se de que você é o cliente e o terapeuta está trabalhando para você. Você quer encontrar alguém com quem possa ser completamente honesto e que possa ajudá-lo a atingir suas metas. Dois bons lugares para começar sua busca são Psychology Today ou Good Therapy.

2. Certifique-se de discutir quaisquer questões financeiras que você possa ter.

Terapia pode custar muito dinheiro. Se você está interessado em ver alguém, mas você está em um orçamento, Goodman sugere olhar para universidades locais e ver alguém que está indo para o seu mestrado ou doutorado em psicologia.

"Os médicos são realmente bons. Eles estão sendo supervisionados por pessoas realmente respeitadas na comunidade e, às vezes, os serviços chegam a US $ 5", diz Goodman.

Ela diz que você também pode ligar para os terapeutas e perguntar se eles têm uma escala móvel – muitos o fazem. Outra opção pode ser olhar para a Open Path, onde você paga US $ 49 para uma associação vitalícia e obter acesso a um diretório de terapeutas que cobram entre US $ 30 e US $ 50 por sessão (até US $ 80 para casais ou aconselhamento familiar).

Às vezes, suas finanças ou seguros podem mudar depois que você estiver em terapia por algum tempo. Mas antes de sair da fiança, fale com seu terapeuta sobre não poder se dar ao luxo de vê-lo. Quando meu seguro mudou no outono passado, entrei em pânico imediatamente e achei que tinha que encontrar alguém novo. Tanto quanto eu temia a conversa, eu disse ao meu terapeuta sobre a minha mudança de seguro e disse que eu realmente queria continuar a vê-la. Conseguimos calcular um preço ainda acessível.

Sheila Addison, Ph.D., LMFT, diz que sempre tenta trabalhar com seus clientes cujas finanças mudaram. Essas opções podem incluir ter um cliente vindo no início do dia, quando as sessões são mais difíceis de preencher (a uma taxa reduzida) ou simplesmente dar-lhes uma redução temporária nas taxas.

Eu sei que pode parecer muito mais fácil desistir, mas se você apenas informar ao terapeuta o que está acontecendo, muitas vezes você encontrará uma boa solução. E se eles não puderem atender ao seu pedido, eles poderão, pelo menos, encaminhá-lo a alguém que acham que é uma boa opção – embora seja mais acessível.

3. Aproveite o tempo para aprender sobre suas políticas.

Quando você começar a ver alguém, você receberá alguns formulários para preencher. E se você é como a maioria das pessoas (oi, eu), você simplesmente as olha e assina. Mas há muitas informações úteis nesses formulários de consentimento. Você aprenderá coisas como o protocolo para ligações e e-mails entre sessões e o que fazer se você tiver uma crise de saúde mental. É importante também conversar com seu terapeuta sobre essas coisas nas duas primeiras sessões, especialmente se você tiver dúvidas ou preocupações.

"Muitas pessoas cometem o erro de apenas assinar os formulários e não manter uma cópia para si mesmos", diz Addison. Ela sugere tirar uma foto de tudo ou pedir ao terapeuta que lhe envie cópias.

Uma coisa que me arrependo de não ter feito antes é estabelecer um plano de crise com meu terapeuta que inclui atividades como redução de estresse, números de linha direta e informações de contato para amigos próximos e familiares. Mesmo que você pense que nunca precisará, crie uma de qualquer maneira – vale a pena apenas tê-la.

4. Você pode se sentir pior antes de começar a se sentir melhor.

Terapia é difícil! Haverá momentos em que você sairá da sala se sentindo pior do que quando entrou. Você vai se ressentir com seu terapeuta e terá vontade de desistir. Mas eu prometo que realmente melhora.

Muitos de nós adotamos mecanismos de enfrentamento insalubres que parecem muito familiares, e quando você começa a se distanciar deles, pode se sentir fora de controle. Você também pode ter problemas em sua vida que você tem evitado, então desistir da terapia é definitivamente mais fácil a curto prazo do que ter que falar sobre eles. Mas continue – a longo prazo, você aprenderá mecanismos de enfrentamento saudáveis ​​e terá uma melhor compreensão de quem você é como pessoa.

Howes sugere conversar com seu terapeuta se você estiver se sentindo sobrecarregado. Ele diz que você pode perguntar se eles podem diminuir o ritmo ou fornecer algumas maneiras de ajudar a controlar o estresse.

5. Você pode se apegar ao seu terapeuta, e tudo bem.

Cerca de cinco meses depois que comecei a ver meu terapeuta, tornei-me realmente dependente dela e até desenvolvi alguns sentimentos românticos em relação a ela. Eu tentei me livrar desses sentimentos e os escondi por um longo tempo. Passei horas pesquisando o que havia de errado comigo e por que isso estava acontecendo. Eu não conseguia entender porque eu estava tendo sonhos eróticos sobre ela ou porque eu queria ser amigo dela.

"Qualquer tipo de sentimentos positivos em relação ao seu terapeuta é realmente normal", diz Addison. "Quando você vai a um terapeuta, você está recebendo uma hora por semana, onde alguém se concentra exclusivamente em você e não pede nada em troca. Ter esses sentimentos é na verdade um sinal de que algumas coisas estão indo muito bem. Você está sentindo-se seguro no relacionamento e você está se sentindo aceito pelo terapeuta ".

Se esses sentimentos chegarem ao ponto de se tornarem intrusivos ou interferirem na sua vida diária, você deve pensar em trazê-los para a escola, diz Addison. Seu terapeuta pode ajudá-lo a descobrir quais necessidades não estão sendo atendidas em sua vida e como mudar isso. Existem regras contra ser amigo do terapeuta ou ter qualquer tipo de relacionamento com outro que não seja profissional. E se eles começarem a retribuir sentimentos, isso é uma grande bandeira vermelha.

Eu trouxe meus sentimentos para o meu terapeuta e ela respondeu de uma forma muito positiva e está me ajudando a trabalhar com eles. Eu sei que o pensamento de falar sobre algo assim parece tão estranhoMas, se o seu terapeuta for profissional e bom em seu trabalho, ele lidará com isso como um chefe.

6. Se o seu terapeuta o incomodar ou ofender, fale.

Chegará um momento em que seu terapeuta diz ou faz algo que o irrita ou diz algo que fere seus sentimentos. Aconteceu algumas vezes ao longo da minha própria terapia. É tentador não dizer nada e apenas tentar seguir em frente, mas é tão importante trazê-lo para cima. Esta é uma ótima oportunidade para aprender a se defender sem ter que se preocupar com os sentimentos da outra pessoa.

Goodman diz que um bom clínico vai ouvir seus sentimentos e descobrir por que o comentário deles fez você se sentir de uma certa maneira. No entanto, ela diz que, se isso parece acontecer com freqüência e você não consegue encontrar um terreno comum, talvez seja hora de encontrar outra pessoa. Lembre-se, não desanime se o seu terapeuta responder mal ou ficar na defensiva; Significa apenas que é hora de encontrar alguém que seja mais adequado – você merece um espaço seguro para abordar esses problemas.

Se falar sobre sua preocupação em pessoa o deixa ansioso, tente escrever seus sentimentos e enviá-lo por e-mail para eles. Eu enviei um email ao meu terapeuta quando ela disse algo que realmente feriu meus sentimentos, e ela respondeu de uma forma positiva que me deixou saber que ela se importa e quer que eu sempre fale. Os terapeutas são humanos e vão cometer erros. E deixá-los saber como você se sente só vai aprofundar o relacionamento.

7. Vá para a sua consulta, mesmo se você acha que não tem nada para falar.

Eu geralmente tenho tantas coisas que eu quero falar sobre cada sessão, mas às vezes eu desenho um espaço em branco. É tentador simplesmente cancelar o compromisso. Quem quer sentar em silêncio por 45 minutos? Encorajo-vos a ir embora: Algumas das minhas melhores sessões foram aquelas em que eu não tinha nada preparado porque pude mergulhar mais fundo em questões discutidas anteriormente ou aprender que o que eu pensava anteriormente ser uma coisa aparentemente menor revelava um problema muito maior.

Em uma sessão, eu comecei a desabafar sobre um amigo apenas para perceber que ela era uma grande razão pela qual eu estava tão hesitante em compartilhar com os outros o quanto eu lutei com minha doença crônica. Eu estava com tanto medo de que outras pessoas reagissem da mesma forma que ela – escovando-a e dizendo que eu não "parecia doente". Meu terapeuta e eu passamos o resto da sessão trabalhando com esse medo e elaborando um plano para tentar novamente com outro amigo próximo.

Howe diz que quando você não tem nada alinhado para falar, você é capaz de explorar o que está acontecendo dentro de você no momento e que os resultados podem às vezes ser muito mais ricos.

8. Não há problema em sair se você não estiver vibrando com seu terapeuta – ou se você tiver superado isso.

Talvez você tenha trabalhado com seu terapeuta por seis meses e simplesmente não tenha encontrado uma conexão ainda, ou você está com eles há dois anos e sente como se tivesse realizado tudo o que podia com eles. Um bom terapeuta não vai forçá-lo a ficar, mas eles podem ajudá-lo a fazer a transição. Você é o cliente, e se não é um bom ajuste, você tem todo o direito de sair. Claro, você pode simplesmente não aparecer em mais nenhuma sessão, mas talvez seja melhor falar sobre isso primeiro.

Goodman diz que adora quando os clientes a avisam que ela não é a opção certa, porque ela é capaz de recomendar outra pessoa, o que poupa muito tempo e estresse. Ela também diz que o terapeuta pode ajustar seu estilo ou modalidade de tratamento para se adequar a você.

Lembrar, você decidir quando você terminar com a terapia. Talvez você tenha alcançado seus objetivos e esteja pronto para lidar com os desafios da vida por conta própria, ou tenha outros problemas que queira focar, e eles estão fora do escopo do seu terapeuta atual. Um bom terapeuta ficará feliz em ambos os cenários e estará mais do que disposto a ajudar como puderem.

No final do dia, o seu terapeuta só quer que você cresça e chegue a um lugar onde você possa viver uma vida autêntica, então eles querem que você fale o que pensa e não se preocupe em ofendê-los.

Allyson Byers é um escritor freelancer que adora escrever sobre saúde mental e doenças crônicas. Ela mora em Los Angeles com seu cão de resgate de 7 anos de idade. Leia mais sobre ela escrevendo no allysonbyers.com ou siga-a no Instagram @byersally.

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